Programação

27/10 - A IDADE DA TERRA


O filme mostra um Cristo-Pescador, o Cristo interpretado pelo Jece Valadão; um Cristo-Nengro, interpretado por Antônio Pitanga; mostra o Cristo que é o conquistador português, Dom Sebastião, interpretado por Tarcísio Meira; e mostra o Cristo Guerreiro-Ogum de Lampião, interpretado pelo Geraldo Del Rey. Quer dizer, os quatro Cavaleiros do Apocalipse que ressuscitam o Cristo no Terceiro Mundo, recontando o mito através dos quatro Evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João, cuja identidade é revelada no filme quase como se fosse um Terceiro Testamento. E o filme assume um tom profético, realmente bíblico e religioso.


03/11 - CURTAS GLAUBER



Di Cavalcanti Di Glauber (1977)
Glauber filma o enterro de Di Cavalcanti enquanto a família pede para ele ir embora.


Maranhão 66 (1966)
Documentário sobre a cerimônia da posse de José Sarney, dois anos depois do golpe militar de 1964.


Amazonas, Amazonas (1966)
Documentário sobre as belezas e riquezas naturais da  região  Amazônica.


Jorjamado no cinema (1977)
Curta feito para um programa de televisão consagrado ao escritor Jorge Amado. 



10/11 - PROGRAMA ABERTURA


O Programa Abertura, foi ao ar de Fevereiro de 1979 até Julho de 1980, quando a Tv Tupi fechou suas portas. Fernando Barbosa, colocou no ar, uma equipe de intelectuais, jornalistas, artistas e personalidades de primeira linha. A participação de Glauber em princípio, ocorreu de Fevereiro a Outubro de 1979. Em 8 meses, com 4 inserções ( quadros ) semanais, a estimativa é que Glauber tenha aparecido mais de 32 vezes no programa, que teve ao todo, 60 edições. Glauber experimentava esteticamente o meio, assumindo-se como um formador de opinião, atuando politicamente e fazendo agitação cultural.


17/11 - BARRAVENTO (1961)



Numa aldeia de pescadores de xeréu, cujos antepassados vieram da África como escravos, permanecem antigos cultos místicos ligados ao candomblé. Firmino é um antigo morador, que foi para Salvador na tentativa de escapar da pobreza. Ao retornar ele sente atração por Cota , ao mesmo tempo em que não consegue esquecer sua antiga paixão, Naína que, por sua vez, gosta de Aruã. Firmino encomenda um despacho contra Aruã, que não é atingido. O alvo termina sendo a própria aldeia, que passa a ser impedida de pescar. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário